Luiz Manfredini*

O PCdoB chega aos 88 anos de existência – comemorados em 25 de março – podendo apresentar, com orgulho, aos trabalhadores e ao povo brasileiro, um rico patrimônio de lutas em favor da democracia, da justiça social, da soberania do Brasil e do socialismo. Lutas travadas sob todas as circunstâncias da história política brasileira, a partir de 1922, mesmo as mais adversas do terrorismo militar. Trajetória que atesta, categoricamente, o profundo e irrenunciável compromisso do Partido com a transformação progressista da sociedade brasileira.

Tendo sempre como sustentação teórica o marxismo-leninismo, aplicado à realidade brasileira, e como aliados outras forças democráticas e progressistas, o PCdoB vem lutando obstinadamente pela instauração, em nosso país, de uma nova ordem política, social e econômica, a república socialista dos trabalhadores. Este foi o sentido maior de sua trajetória, que passa por momentos díspares como a insurreição de 1935, a legalização e a consequente participação na Assembléia Constituinte de 1946, a cassação do registro e a volta à clandestinidade, a participação – ainda assim – nas lutas sociais e políticas dos anos 50, na firme oposição à ditadura militar, a guerrilha do Araguaia, as lutas pela anistia, pelas Diretas-Já, a campanha pela eleição de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral, em 1985, a legalização e participação na Assembléia Nacional Constituinte, as campanhas presidenciais de Lula, o movimento “Fora Collor” e o combate decidido ao neoliberalismo dos governos FHC. Não é tudo, mas já é um repertório e tanto!

Nos anos 90, o Partido examinou criticamente as primeiras experiências socialistas do século XX, derrotadas no Leste europeu, extraindo lições e propugnando por um socialismo renovado, com feições brasileiras.

Hoje, participando do governo da República e firme na campanha para uma nova vitória do povo em outubro, com a eleição da Ministra Dilma Roussef, atuante no movimento social e na luta de idéias, o PCdoB cresce – são mais de 200 mil filiados – e torna-se cada vez mais influente. Orgulha-se de atingir 88 anos mantendo inabalável o contrato político e ideológico que o liga, indissoluvelmente, aos mais caros interesses dos trabalhadores e do povo brasileiro.

* Luiz Manfredini é jornalista e escritor, membro da Comissão Política do PCdoB do Paraná, representante no Estado da Fundação Maurício Grabois, além de membro do conselho editorial da revista Princípios e colunista do portal Vermelho

0 comentários:

Postar um comentário

Inscrever-se