23:46

Londrina organiza núcleo da CTB

Postado por Partido Comunista do Brasil Londrina |

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) ganhou mais um núcleo no Paraná. Foi em Londrina, norte do Estado, no último sábado (dia 18), com a presença do vice-presidente nacional da central, Nivaldo Santana, que apresentou os princípios e o plano de luta para uma plenária com 20 trabalhadores.
Os londrinenses elegeram uma comissão com cinco representantes. São eles: o técnico agrícola Adriano Lima, da Embrapa; o agente penitenciário Wilson Moreira; os servidores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marcelo Seabra e Nilson Magagnin e o técnico da indústria têxtil, Edson Weiber.
O núcleo da CTB em Londrina aprovou como indicativo de trabalho para os próximos dois meses a participação no Congresso Estadual e Nacional da entidade; a tentativa de filiação do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado e a participação no congresso do Sindicato dos Professores da UEL (Sindiprol). Também se comprometeram a encaminhar as jornadas de luta da central e trabalhar pela organização e filiação de sindicatos nas cidades da região.
De Londrina, José Otávio

21:54

PCdoB Londrina dá largada para o 12º Congresso

Postado por Partido Comunista do Brasil Londrina |

Na fria manhã de sábado (dia 25), comunistas de Londrina reuniram-se para o pontapé inicial rumo ao 12º Congresso do PCdoB, com o debate sobre o “Novo Programa Socialista”, comandado pelo presidente estadual, Milton Alves.


“O PCdoB é um partido diferente. Tem um programa claro, tem idéias e um conteúdo que não é encontrado em nenhuma outra agremiação política”. Esta foi a definição do líder comunitário Ronaldo Pereira, morador da região leste da cidade, que tomou a decisão de se filiar ao partido após a palestra do presidente estadual.


O “Novo Programa Socialista” é uma atualização do programa estratégico do PCdoB, que é de 1995. “Após 14 anos e a experiência de dois governos populares sob a presidência de Lula, estamos propondo o aperfeiçoamento do nosso programa, que representa uma transição do capitalismo para um novo modelo de produção social mais justo”, afirmou Milton Alves.


Além do programa, as teses do 12º Congresso do PCdoB tem o seguinte temário: União dos povos na luta antiimperialista; A extensa, profunda e grave crise do sistema capitalista; Garantir a continuidade do ciclo progressista, aberto em 2002 no Brasil, promovendo o aprofundamento das mudanças; Política de quadros comunistas para a contemporaneidade.


O presidente do partido em Londrina, José Otávio Ereno, informou que nos próximos dias, a direção municipal vai divulgar o calendário com data, hora e local de cada plenária para o debate das teses do congresso. “Vamos garantir para todos os filiados o espaço para amplo debate das nossas idéias”, declarou. A última atividade será a plenária final de filiados, em meados de setembro, que será a etapa municipal do 12º Congresso Nacional do PCdoB, em Londrina.


Inscrever-se