06:58

Protógenes em Londrina

Postado por Marcio Sanches |

“A saída é a participação política”, ensina Protógenes Queiroz em Londrina

“O Brasil precisa de ação. A saída é a participação política. O papel de fiscalizar e exigir dos administradores. Daí pão a quem tem fome. Não dá mais para esperar tem que participar”. A receita é do delegado da Policia Federal, Protógenes Queiroz, o cavaleiro da esperança deste início de século 21. A esperança de livrar o país da corrupção, que assola o território desde que os portugueses aqui chegaram.

Por onde passa, Protógenes arrasta multidões. E em Londrina, cidade do norte do Paraná, não foi diferente. Cerca de mil pessoas, entre alunos, pais e mães, foram ao Teatro do Marista na promoção do Portinari Multi Cultural ver durante duas horas o que o delegado que preencheu a sua vida em prender corruptos e recuperar recursos aos cofres públicos, numa estimativa de R$ 10 bilhões de dólares. O delegado que ficou famoso pelas prisões inéditas de políticos e banqueiros influentes da República.

“A palestra de combate à corrupção é uma prestação de contas que este servidor público traz para você”, iniciou. Ele lembrou da menina de sete anos, que enviou uma carta com a bandeira do Brasil e com a seguinte frase: ‘Protógenes não desista’. “Esta caminhada que comecei no ano passado tem o compromisso de levar o que esta criança quer para o país.”

O delegado falou de filosofia. “A corrupção vem de um processo longo. Não pode haver sobreposição ou desequilíbrio entre o interesse público e o privado. A distância entre estes dois conceitos dá margem para a corrupção e atos lesivos ao estado brasileiro”, afirmou.

Ele falou da história da corrupção. Os alunos, a sua grande maioria menores de 18 anos, entenderam porque desde 1.600 o país é saqueado. “A falta de punição. O clima de impunidade principalmente para os poderosos. Isto geral um descontrole total no país”, garantiu.

Protógenes Queiroz deixou como lição para acabar com a corrupção a indignação com responsabilidade. “O Brasil tem pressa. Sair do plano da indignação pública para agir”, diz. Ele contou a história do povo da cidade de Garanhuns, onde o presidente Lula nasceu, que se organizou para cobrar uma ponte que já deveria ter sido construída na cidade e simplesmente os recursos sumiram, virou manifestação na Câmara de Vereadores, depois uma CPI e por fim a cassação do prefeito. “Este tipo de ação dá resultado. A via é política”, ensina.

Quem sai da palestra do delegado Protógenes sabe que é hora de agir, organizadamente. Cada um fazendo a sua parte, com responsabilidade e compromisso com a coisa pública. Assim as coisas vão melhorar.

Visita ao prefeito Barbosa Neto


Prefeito Barbosa Neto, prof. Cezar Bueno e Protógenes Queiroz


Além da palestra, em sua estada em Londrina, Protógenes Queiroz fez uma visita ao jovem prefeito de Londrina, Barbosa Neto, que elogiou o trabalho realizado pelo delegado no combate a corrupção. “São pessoas como você que precisamos para mostrar que o Brasil vai dar certo. O Protógenes é um herói no país de anti-heróis”, disse.

O delegado ressaltou a transparência com que o prefeito trata a administração pública. “Pela primeira vez vi um prefeito anunciando uma viagem internacional para buscar investimentos, detalhando quanto será o valor gasto, quantos dias ficará fora. Coisa rara nesta República brasileira”, opinou. “As prefeituras tem que ter mais transparência. Tratar a coisa pública como público”, completou.

Notificações



O delegado Protógenes Queiroz ao chegar a Londrina, no hotel onde se hospedou, foi recepcionado por um agente da Polícia Federal, que trazia duas notificações de procedimentos disciplinares: uma referente ao desarquivamento de um processo de 2003, que diz respeito à prisão do deputado federal Paulo Maluf (PP/SP) e outro que tem a ver com o seu blog, que é produzido por jornalistas. Nesse procedimento, a PF alega que texto colocado no blog “afronta a imagem” da instituição. Com esses já chegam a nove os procedimentos abertos ou reabertos contra o delegado, desde o fatídico mês de julho do ano passado, quando foi deflagrada a Operação Satiagraha.

De Londrina, José Otávio

05:19

Protógenes Queiroz em Londrina

Postado por Marcio Sanches |

O delegado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, conhecido nacionalmente por comandar a operação Satiagraha e prender o banqueiro Daniel Dantas, participa hoje (17/09) em Londrina, de uma palestra no auditório do Marista a partir das 20h.

Protógenes é filiado ao PCdoB de São Paulo e o Partido vai fazer uma atividade de filiação no local. Portanto camaradas vamos prestigiá-lo.

05:17

Convocação de Reunião

Postado por Marcio Sanches |

1ª REUNIÃO DO COMITÊ MUNICIPAL DO PCdoB – gestão 2009/11

Após contato telefônico, convoco os membros do Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Londrina, Paraná, para a primeira reunião da gestão 2009/11, no sábado, dia 19 de setembro, às 14h, na sede do Partido (rua Maranhão, 157 – sala 3), às 14h (pontualmente), com o seguinte assunto em pauta:

1) Eleição do órgão executivo do Partido

É fundamental a presença de todos.

Londrina, 17 de setembro de 2009.

Pela comissão escolhida pelo Comitê

José Otávio

10:37

Conferência Estadual do PCdoB

Postado por Marcio Sanches |

Delegados eleitos em Londrina para a Conferência Estadual, que será realizada em Curitiba, dias 03 e 04 de outubro.

Delegados Natos (em virtude de serem dirigentes estaduais do partido)

Sinival Pitaguari
Heloisa Botelho
José Otávio

Delegados Eleitos

Titulares
César Bueno
Wilson Moreira
Joel Tadeu
Márcio Sanches
Adriano Lima
Nilson Magagnin
Marcelo Pinhatari

Suplentes
Neuzinha
Terêncio Lima
Jefferson Belasque
Marcelo Seabra

10:35

Comitê Municipal 2009/2011

Postado por Marcio Sanches |

Eleito na Conferência – etapa do 12º Congresso, em Londrina, realizada no domingo (dia 13).

- Os 19 membros eleitos aceitaram os seguintes critérios para comporem a direção municipal do PCdoB em Londrina

1) Contribuição financeira obrigatória ao Partido;
2) Aceite do estatuto do partido e do regimento de funcionamento dos órgãos dirigentes do PCdoB Londrina;
3) Disponibilidade de tempo;
4) Representatividade;
5) combinação de experiência e renovação na formação dos integrantes do novo comitê, conforme o documento de quadros do 12º congresso.


01) Adriano Lima – técnico agrícola da Embrapa, está no PCdoB desde 1997. Atual dirigente do Partido em Londrina, é coordenador da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

02) Aldebran Valentim – treinador de Taekwondo, filiado desde 2007, foi candidato a vereador na última eleição municipal. É atual dirigente no Comitê.

03) Altair Ferraz – servidor municipal, filiado dede 2005, militante na área do esporte, foi candidato a vereador na última eleição municipal. É atual dirigente no Comitê.

04) César Bueno – sociólogo, professor universitário, filiado ao partido desde 1996. Na última eleição municipal foi candidato a vice-prefeito na chapa com o deputado federal André Vargas (PT). Já foi dirigente do PCdoB em Londrina e do Sindicato dos Professores das Escolas Particulares de Londrina.

05) Heloisa Botelho – pedagoga, professora da rede municipal. Atualmente é assessora na Secretaria Municipal de Educação. Está filiada desde 2003. Já concorreu a vereadora onde fez 967 votos, em 2004. É atual dirigente no Comitê Municipal e do Comitê Estadual do Partido.

06) Jefferson Belasque – funcionário da Sercomtel, atualmente é presidente da ASK!, companhia de call center da empresa londrinense de telefonia. É atual dirigente do PCdoB Londrina e está filiado desde 2001. Liderou a luta contra a venda da Sercomtel Celular em 2001.

07) Joel Tadeu – presidente da Federação das Associações de Moradores do Paraná (Famopar), é dirigente da Confederação Nacional de Associação de Moradores (Conam). Filiado desde 2007, é membro dos Conselhos de Saúde Municipal e Estadual e do Conselho Estadual das Cidades. É atual dirigente do PCdoB Londrina.

08) José Otávio – jornalista, é coordenador do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina. Atual presidente do Partido, é da comissão Política Estadual do Paraná. Filiado desde 1997.

09) Marcelo Pinhatari – ativista cultural e advogado. Filiado no partido na década 90, retornou a militar no PCdoB no ano passado. Foi líder estudantil.

10) Marcelo Seabra – servidor da UEL, filiado desde 1995, foi dirigente da Assuel Sindicato. É atual dirigente.

11) Marcio Sanches - Filiado do partido na década 90, onde foi dirigente municipal e estadual, retornou em 2007. Profissional de marketing, é micro-empresário. Foi presidente da ULES (Londrina) e da UPES (Paraná).

12) Neide Ferreira – filiada do Partido desde 2008, é militante do movimento social.

13) Neuzinha – filiada neste ano no PCdoB, durante os debates do 12º Congresso do Partido, é a presidente da União das Associações de Moradores de Londrina (Unimol).

14) Nilson Magagnin – engenheiro civil, professor da UEL, é filiado desde 1986. É atual integrante do comitê do Partido em Londrina, é dirigente do Sindicato dos Professores (Sindiprol) e da Aduel.

15) Professora Cida – professora de serviço social da UEL, filiada ao partido desde 2007, é atual dirigente.

16) Professora Daniele Costa – geógrafa, professora universitária e da rede municipal. Filiada desde meados da década de 90, já foi dirigente do PCdoB em Londrina e líder estudantil.

17) Sinival Pitaguari – economista, professor da UEL, é presidente do Sindicato dos Professores de Londrina (Sindiprol). Já presidiu o PCdoB em Londrina, é atual integrante dos comitês municipal e estadual do partido e foi controlador geral do município de Londrina entre 2005/07.

18) Terêncio Lima – servidor estadual aposentado, filiado desde 2007, foi candidato a vereador na última eleição municipal. É representantes da comunidade nos conselhos de saúde Estadual e Municipal.

19) Wilson Moreira – agente penitenciário, atual dirigente do PCdoB Londrina, onde é filiado desde 2001. Já foi candidato a vereador em 2004. Dirigente sindical, coordena a CTB em Londrina e é dirigente estadual.

08:46

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO PCdoB

Postado por Marcio Sanches |

Londrina: conferência quer PCdoB de massas e ainda mais comunista

Com a presença do prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), do secretário de Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo Carvalho e do secretário estadual de Organização do PCdoB-PR, Joel Benin, foi realizada no último domingo (13), a Conferência Municipal como etapa do 12º Congresso. Com 45 delegados na plenária, a Conferência referendou as teses e aprovou adendos sobre os temas da reforma agrária e movimentos sociais. José Reinaldo Carvalho abordou aspectos do novo programa socialista.
“A presença do José Reinaldo foi muito especial, afinal foi a primeira vez em muitos anos que um dirigente do secretariado nacional participa de uma conferência em Londrina”, destacou o jornalista José Otávio, presidente do Comitê Municipal. O secretário estadual de Organização, Joel Benim falou sobre a tática política do PCdoB no Paraná para as eleições de 2010.

O prefeito Barbosa Neto (PDT), em seu discurso, saudou os militantes e falou da importância do Partido para o avanço das políticas públicas em Londrina, onde o PCdoB participa do governo municipal. Ele ressaltou a importância da eleição do assessor do Ministério do Esporte, o paranaense Ricardo Gomyde, deputado federal em 2010. “Para o fortalecimento das políticas esportivas em nossa cidade, o Gomyde é fundamental. Ele é um lutador desta área e o estado tem muito a ganhar com sua eleição para federal”, declarou. “Ele conta com o meu apoio”, disse.

Além dos debates e da aprovação da tese, a plenária elegeu o novo Comitê Municipal para o biênio 2009/11, com 19 membros e os delegados, em número de oito titulares e três suplentes, para a Conferência Estadual do Paraná, marcada para os dias 3 e 4 de outubro.

Socialismo não é utopia

José Reinaldo Carvalho apresentou os documentos propostos à deliberação do coletivo pelo Comitê Central, especialmente o novo Programa Socialista. Ele ressaltou que o socialismo é o objetivo programático do PCdoB. “Não é uma utopia nem a proclamação de um ideal distante de justiça, progresso, liberdade e fraternidade, mas uma possibilidade real, um estágio civilizacional indispensável para a emancipação da humanidade”. Disse ainda o dirigente que o socialismo será fruto não de uma geração espontânea ou uma evolução natural da sociedade, mas resultado do agravamento das contradições econômicas e políticas, nacionais e sociais.Ele analisou ainda a crise atual chamando a atenção para que ela evidencia os limites históricos do capitalismo, “um sistema historicamente superado”.

O representante da Direção Nacional ressaltou que ao reafirmar o objetivo estratégico do socialismo, o Partido o faz assimilando as lições históricas da construção do socialismo. Ele insistiu em que “não há modelo único de socialismo, que não há nem haverá passagem abrupta do capitalismo ao socialismo, sendo necessárias várias etapas de transição, que a luta pelo socialismo exige a unidade do povo, o fortalecimento do Partido Comunista, políticas de alianças, trabalho de massas e árdua e complexa luta de classes”.

Para o secretário, a grande novidade que a proposta de novo Programa Socialista apresenta é “um caminho original, uma plataforma de abordagem, de aproximação, de transição, de acumulação de forças voltada para a união, a conscientização e a mobilização das massas populares”. Esta plataforma, denominada Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, considera em seu conjunto as três vertentes principais da Revolução Brasileira: a luta nacional, a luta democrática e a luta social e popular.

A conjuntura nacional também foi abordada pelo representante do Comitê Central. Ele ressaltou que a principal tarefa tática do PCdoB na atualidade é criar as condições para dar continuidade ao ciclo político aberto em 2002 com a eleição do presidente Lula.

Quanto à conjuntura internacional, José Reinaldo declarou que o Partido deve reforçar a luta antiimperialista, condição indispensável para alterar a correlação de forças. Defendeu em particular a consolidação do processo democrático, popular e antiimperialista na América Latina e a luta contra a ingerência militarista dos Estados Unidos. Ele conclamou à luta contra as bases militares estadunidenses na Colômbia e contra a Quarta Frota da Marinha de Guerra dos EUA.

José Reinaldo falou também sobre a necessidade de fortalecer o PCdoB como partido comunista de massas, que valoriza a militância, promove e educa os quadros e cultiva a ideologia marxista-leninista. Reinaldo disse que o Partido “está vivendo um momento fecundo e reunindo condições para se transformar numa poderosa força política no país”.

Debate

Após a apresentação das teses, Joel Benin, secretário de organização do Comitê Estadual do Paraná, reforçou a ideia de se construir um Partido forte e de massas. Wilson Moreira, do Comitê Municipal, disse que o 12º Congresso reafirmará os princípios partidários e ao mesmo tempo procederá à renovação organizativa do Partido. Cesar Bueno, professor-doutor de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Londrina, disse que o PCdoB será cada vez mais comunista. Joel Tadeu, líder dos movimentos comunitários e da CONAM na região deteve-se na análise dos movimentos sociais e pediu mais ênfase para esta frente de combate nas teses congressuais. Altair Ferraz debateu sobre as ligações entre o esporte e os movimentos sociais. Alexandre Marçal e Maria da Glória abordaram a luta pela reforma agrária demonstrando a insuficiência da formulação que propõe a reforma agrária apenas nos latifúndios improdutivos. Disseram também que não basta distribuir as terras, mas mudar o modelo agrícola do país baseado em grandes culturas para a exportação e assegurar políticas econômicas, financeiras, comerciais e sociais para impedir o êxodo rural. Roque Alves pediu mais atenção para o tema da educação e o economista e professor Sinival Pitaguari interveio sobre a unidade das esquerdas, a disputa pela hegemonia e opinou que o Partido precisa se fortalecer a partir da militância e das organizações de base. Finalmente, Roberto Murita, referindo ao caráter popular do PCdoB declarou que a base do Partido é o povo simples.

Da redação local

Terça-feira, 15 de setembro de 2009

Inscrever-se