08:50

Nota oficial do PCdoB do Paraná

Postado por Marcio Sanches |

Sobre às denúncias que envolvem a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná

Nós paranaenses estamos assistindo ao desvelamento de práticas condenáveis campeando soltas em pleno Parlamento estadual, com denúncias de desvio de dinheiro público sob o olhar complacente de quem dirige esse Poder.

Sequer está resolvida a crise ético-política que derrubou o governador Arruda do DF e logo somos apresentados a outro escândalo assemelhado em nosso próprio Estado, envolvendo representantes eleitos e funcionários da Assembléia Legislativa.

As irregularidades hoje divulgadas sobre a AL já eram objeto de denúncias há muitos anos, sem tomada de providências por parte de sua Mesa Diretora. Agora – quando tais denúncias vêm a público, gerando forte indignação – é que o Presidente da Mesa, dep. Nelson Justus, anuncia a abertura de sindicância? Isso dá direito a qualquer um de levantar suspeição sobre a credibilidade da Mesa Diretora para levar a cabo uma investigação completa e isenta que conduza à identificação e punição de culpados.

Por isto, defendemos que se constitua uma Comissão Pluripartidária representativa do espectro político do Estado, para fazer acompanhamento da sindicância aberta pela Mesa da AL.
Ao mesmo tempo, partidos e entidades dos movimentos sociais devem aglutinar-se, conclamando a população paranaense a manifestar, de variados modos, seu repúdio à falta de ética, à corrupção e à picaretagem política.

Neste sentido se empenhará o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), para que um dos pilares da democracia representativa, o parlamento, seja efetivamente uma decente Casa do Povo do Paraná.

Curitiba, 18 de março de 2010.

Comitê Estadual do PCdoB

15:34

Ato de apoio a Dilma

Postado por Marcio Sanches |

Convite para o ato de apoio a Dilma, em Brasilia



Informações sede Estadual do PCdoB

04:08

PCdoB, 88 ANOS

Postado por Marcio Sanches |

Fidelidade doutrinária ao povo brasileiro

Luiz Manfredini*


O PCdoB chega aos 88 anos de existência – comemorados em 25 de março – podendo apresentar, com orgulho, aos trabalhadores e ao povo brasileiro, um rico patrimônio de lutas em favor da democracia, da justiça social, da soberania do Brasil e do socialismo. Lutas travadas sob todas as circunstâncias da história política brasileira, a partir de 1922, mesmo as mais adversas do terrorismo militar. Trajetória que atesta, categoricamente, o profundo e irrenunciável compromisso do Partido com a transformação progressista da sociedade brasileira.

Tendo sempre como sustentação teórica o marxismo-leninismo, aplicado à realidade brasileira, e como aliados outras forças democráticas e progressistas, o PCdoB vem lutando obstinadamente pela instauração, em nosso país, de uma nova ordem política, social e econômica, a república socialista dos trabalhadores. Este foi o sentido maior de sua trajetória, que passa por momentos díspares como a insurreição de 1935, a legalização e a consequente participação na Assembléia Constituinte de 1946, a cassação do registro e a volta à clandestinidade, a participação – ainda assim – nas lutas sociais e políticas dos anos 50, na firme oposição à ditadura militar, a guerrilha do Araguaia, as lutas pela anistia, pelas Diretas-Já, a campanha pela eleição de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral, em 1985, a legalização e participação na Assembléia Nacional Constituinte, as campanhas presidenciais de Lula, o movimento “Fora Collor” e o combate decidido ao neoliberalismo dos governos FHC. Não é tudo, mas já é um repertório e tanto!

Nos anos 90, o Partido examinou criticamente as primeiras experiências socialistas do século XX, derrotadas no Leste europeu, extraindo lições e propugnando por um socialismo renovado, com feições brasileiras.
Hoje, participando do governo da República e firme na campanha para uma nova vitória do povo em outubro, com a eleição da Ministra Dilma Roussef, atuante no movimento social e na luta de idéias, o PCdoB cresce – são mais de 200 mil filiados – e torna-se cada vez mais influente. Orgulha-se de atingir 88 anos mantendo inabalável o contrato político e ideológico que o liga, indissoluvelmente, aos mais caros interesses dos trabalhadores e do povo brasileiro.

Luiz Manfredini é jornalista e escritor, membro da Comissão Política do PCdoB do Paraná, representante no Estado da Fundação Maurício Grabois, além de membro do conselho editorial da revista Princípios e colunista do portal Vermelho.

Inscrever-se