12:01

Entrevista do ministro Orlando Silva (Esporte) ao Vermelho

Postado por Marcio Sanches |


Orlando Silva diz que comunista e esporte tem tudo a ver



Em entrevista exclusiva ao Vermelho, o ministro Orlando Silva (Esporte) disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi peça chave para que os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) escolhessem o Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Elogiou o trabalho dos comunistas na área de esporte e rebateu as denúncias sobre superfaturamento em gastos dos Jogos Pan-Americanos. Em 2010, revelou que deve ser candidato a deputado federal por São Paulo.



Vermelho – Qual o papel desempenhado pelo Ministério do Esporte para mais essa conquista, ou seja, o Rio escolhido como sede dos Jogos Olímpicos 2016?

Orlando Silva - Foi uma conquista do Brasil, mostra a força do país, o protagonismo que o Brasil viu nascer internacionalmente. É uma demonstração também de que o mundo evolui cada vez mais para uma situação de multilateralismo. Essa conquista parte de uma presença mais relevante do Brasil no mundo. É uma conquista da América do Sul que pela primeira vez vai realizar esse evento, um dos maiores do planeta. É uma conquista do esporte brasileiro, porque a Olimpíada é uma plataforma maravilhosa para a promoção do esporte e a difusão da cultura esportiva. O esporte vai entrar com mais força ainda na vida nacional. Nesse sentido, o Ministério do Esporte sai fortalecido também dessa conquista.


Vermelho – E o trabalho feito pelo ministério?

Orlando Silva - O ministério teve um papel chave. Primeiro porque foi quem cuidou dos Jogos Pan-Americanos. Não haveria Olimpíada se não houvesse Pan. A repercussão mundial que ele teve criou um ambiente favorável à conquista da Olimpíada. Dois terços dos eleitores do COI estiveram no Brasil durante o Pan. Então o ministério participou desse momento muito importante e participou de toda a campanha. O ministério era o governo federal na campanha Rio-2016. Então para nós é um motivo de muita felicidade a confiança que o presidente teve em nos atribuir essa tarefa. E agora é começar a trabalhar.


Vermelho – Qual o trabalho de preparação que deve ser feito?

Orlando Silva - O projeto que foi entregue ao COI é muito forte e nosso desafio é começar a tirar do papel. Nós temos que definir um cronograma de execução de investimentos, cronograma de melhoria de infraestrutura, o cronograma de obras e instalações esportivas e o cronograma de contratação dos serviços que serão importantes para acontecer durante os jogos Olímpicos. Será criado o que chamamos de Autoridade Pública Olímpica, uma espécie de um consórcio que vai reunir os três governos: federal, estadual e municipal. Nesse instante estamos trabalhando no desenvolvimento do projeto de lei que deve ir ao Congresso para a criação da autoridade.


Vermelho – O ministério não poderia ter um destaque maior na imprensa após a conquista dos Jogos Rio-2016?

Orlando Silva - Olha o ministério teve um papel chave em toda a campanha. Na votação em Copenhage, no período imediatamente anterior, entrou um personagem novo que é o melhor representante do Ministério do Esporte. Que é o presidente da República (risos). Então o presidente Lula é o próprio governo federal. Se na campanha o governo federal era o ministério na reta final, felizmente, nos contamos com o presidente que foi uma peça chave para o convencimento dos membros do COI quanta a importância e a possibilidade de realizar a Olimpíada. Então aqui e acolá ouço: Você deveria ter aparecido mais. Mais do que apareci eu não podia.


Vermelho – Recentemente foram publicadas matérias na imprensa dando conta de superfaturamento nos gastos do Pan. Como o senhor avaliou essas publicações?

Orlando Silva - A conquista da Olimpíada é um dos vetores centrais para definição de investimentos no Brasil. É um tema que passa a ser chave central da agenda nacional. Portanto, vai ser uma das principais vitrines da ação de governo do próximo período. E também aqui existe a luta política. O Tribunal de Contas da União (TCU) é o órgão responsável por fiscalizar contas públicas e tem um tempo próprio de exame dessas contas. Neste momento está sendo feito exame. O processo foi pautado por lisura, legalidade e conduta adequada. O TCU está avaliando pedindo informações complementares e o interessante: tudo o que tem de processo destacado em análise no TCU, esse é um dado que não tem circulado por aí, gerou uma atitude nossa. Qual foi? Não pagar a nenhuma empresa, nenhum fornecedor aquilo que foi levantado por questionamento por parte do TCU. E como não foi feito pagamento daquilo que foi questionado não há qualquer ônus, qualquer prejuízo, digamos assim, ao erário.


Vermelho – Quais lições do Pan servirão para serem aplicadas na Olimpíada?

Orlando Silva - Primeiro é fundamental que nós façamos um bom planejamento. Detalhado no limite para que possamos ter um cronograma de preparação da Olimpíada adequado e que facilite a boa utilização dos recursos públicos e reduza custo. O planejamento é um tema chave nesse período. Segundo, eu vou trabalhar obsessivamente para a máxima transparência no processo como apresentar balanços regulares à sociedade através da imprensa. É preciso preparar desde já o legado dos jogos, ou seja, o que vai ser utilizados das instalações, que intervenções (serão feitas) na cidade para melhorar a vida das pessoas.


Vermelho – O ministério ganhou projeção no Governo Lula. Outras forças políticas não estão de olho no comando da pasta?

Orlando Silva - O presidente Lula tem consciência de que é muito importante o trabalho nos três níveis de governo e um trabalho no interior do governo. Deve ser constituído um comitê interministerial para ordenar e orientar a ação do governo. E o ministério felizmente tem um protagonismo importante no próximo período. Isso é fruto de trabalho de uma equipe muito dedicada. Quem imaginaria em 2003 que o ministério alcançaria o patamar que alcançou hoje? Então eu acredito que não temos que nos preocupar com a disputa política. Nós temos é que trabalhar e afirmar-se na cena política e administrativa a partir do trabalho.


Vermelho – O que senhor acha do trabalho dos comunistas na área do esporte?

Orlando Silva - Eu diria que os comunistas têm sido aprovados na gestão pública e, em particular, na gestão pública do esporte. Isso porque trouxemos primeiro nossa capacidade de diálogo. No abcdário do PCdoB aprendemos que é muito importante manter os canais abertos do diálogo com a sociedade. Segundo a capacidade de envolver parceiros. Fazer parcerias e alianças. Isso tem sido muito importante para o trabalho do ministério e eu tenho orientado os nossos companheiros que estão por aí afora a valorizar muito isso. Terceiro, a dedicação absoluta ao trabalho. Nós aprendemos no partido também a disciplina, a concentração e a dedicação ao trabalho que é muito importante para alcançar os objetivos. No século 20 uma marca importante dos comunistas era a valorização do esporte. Não por acaso a China é a maior potência esportiva do planeta e não por acaso Cuba tem o peso que tem em nossa região. Então eu diria que comunista e esporte tem tudo a ver.


Vermelho - O senhor será candidato em 2010?

Orlando Silva - Sou militante e faço parte da direção nacional do partido e da direção do PCdoB de São Paulo. Tenho domicílio pessoal e eleitoral em São Paulo. O PCdoB pautou a necessidade de colocar meu nome para disputar um mandato à Câmara Federal. Esse é um tema que está sendo debatido e construído coletivamente no estado.


De Brasília,Iram Alfaia


06:17

Programa do PCdoB

Postado por Marcio Sanches |

Programa do PCdoB em rede nacional já pode ser visto na internet

10:37

PCdoB na TV

Postado por Marcio Sanches |

PCdoB na TV hoje trata de riquezas nacionais e desenvolvimento

Vai ao ar hoje, em cadeia nacional de rádio e televisão, o programa político do PCdoB. Ao longo de dez minutos, o partido tratará dos grandes trunfos que o país tem – seu povo e suas riquezas naturais –; os avanços obtidos pelo governo Lula e a necessidade de se avançar ainda mais rumo a um projeto nacional de desenvolvimento que aproxime o país do caminho socialista. Participam do programa os recém-filiados Protógenes Queiroz, delegado da Polícia Federal, e Muller, ex-jogador de futebol.
Também estão no programa o presidente do PCdoB, Renato Rabelo; o ministro do Esporte, Orlando Silva; o senador pelo Ceará, Inácio Arruda; a deputada pelo Amazonas, Vanessa Grazziotin e o presidente da União da Juventude Socialista, Marcelo Gavião. O programa será transmitido pelas rádios às 20h e pelos canais de televisão às 20h30.

Olimpíadas e riquezas nacionais

A abertura do programa enfatiza a vitória recentemente obtida pelo país ao se tornar o primeiro na América do Sul a sediar uma Olimpíada. O ministro do Esporte, Orlando Silva, fala da importância da escolha do Rio de Janeiro e de como isso pode beneficiar o Brasil. Em seguida, o programa trata do orgulho de ser brasileiro e dos valores de nosso povo.
Depois, discorre sobre as vitórias obtidas pelo governo Lula em prol do desenvolvimento nacional. Jovens de diferentes estados falam sobre tais avanços.
Depois, o programa aborda as riquezas naturais brasileiras – com ênfase na Amazônia e no pré-sal – e da necessidade de o país defendê-las e garantir seu uso sustentável em favor da nação contra os interesses estrangeiros.
Somando todos esses elementos – povo, riquezas naturais e avanços recentes – o PCdoB propõe um novo salto rumo a um novo projeto nacional de desenvolvimento que potencialize as qualidades nacionais e coloque o Brasil num novo patamar de mais progresso, soberania, distribuição de renda e justiça social.
Por fim, enfatiza que este novo projeto – um dos principais pontos defendidos pelo partido no processo do 12º Congresso – é o caminho para a construção de uma perspectiva socialista.
Nos dias 10, 13, 15, 17 de outubro vão ao ar, ao longo da programação, as inserções de 30 segundos.

08/10/2009
Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=141&id_noticia=117177

07:35

Direção Estadual do PCdoB

Postado por Marcio Sanches |

Londrina aumenta sua participação na Direção Estadual

Os comunistas de Londrina aumentaram a sua representação na Direção Estadual para o biênio 2009/11. Na Conferência Estadual, realizada neste final de semana, em Curitiba, Londrina aumentou uma representação no colegiado estadual. Foram reeleitos o jornalista José Otávio e a educadora Heloisa Botelho. As novidades foram às eleições do dirigente da Confederação Nacional de Associação de Moradores (Conam), Joel Tadeu e do dirigente municipal do Partido, Márcio Sanches.

O jornalista José Otávio e o profissional de marketing, Márcio Sanches, respectivamente titular e suplente, também foram eleitos delegados para a etapa nacional do 12º Congresso do PCdoB, além da representante da Conam, Neuzinha Santos também foi eleita delegada titular para o congresso nacional.

06:35

Ministros do governo Lula em Londrina

Postado por Marcio Sanches |

Governo Lula libera R$ 127 milhões moradia e Saúde em Londrina

Num ato inédito nos últimos anos, Londrina recebeu na segunda-feira a visita de cinco ministros do governo Lula que liberaram R$ 127 milhões para investimentos em saúde e moradia.

Para acompanhar este momento histórico, mais de mil pessoas acompanharam o ato de assinatura dos contratos para a construção de 2.332 mil moradias dentro do “Programa Minha Casa, Minha Vida”, em Londrina e Arapongas, do termo de liberação de recursos do Orçamento Geral da União para Santa Casa de Londrina e liberação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para construção de 117 moradias em Londrina pelo Programa Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).

Participaram do evento, organizado pelo Prefeito Barbosa Neto na prefeitura, a Ministra de Estado da Casa Civil, Dilma Rousseff, Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo Silva, Ministro de Estado das Cidades, Márcio Fortes, Ministro de Estado da Saúde, José Gomes Temporão, Presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, Vice-Governador do Paraná, Orlando Pessuti, Senador Osmar Dias, Deputados Federais e autoridades municipais.

15:47

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO

Postado por Marcio Sanches |


É importante a participação de todos os nossos filiados e amigos do partido.

Inscrever-se