14:29

Os garis e a República

Postado por Marcio Sanches |

Foto: Wilton Junior/Agência Estado

Por Milton Alves*

Terminado o carnaval começa, de fato, o ano de 2010, assim dizem muitos. Deixados de lado, os suntuosos desfiles das escolas de samba, os agitados bailes momescos, e as fantasias, chega o momento da realidade, a batalha do dia-a-dia. O rame-rame da rotina e do cotidiano. No entanto, aproveito o espaço aqui generosamente me concedido para registrar um episódio bastante divulgado pela mídia durante o carnaval, que foi a dança, ou melhor, a "sambada" da ministra Chefe da Casa Cívil e pré-candidata do PT à presidência da República Dilma Roussef com um gari no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. E olha que a ministra até que mandou bem...
Falo disso, porque o gesto de Dilma é bastante simbólico e revela um "fair play", que surpreendeu a muita gente. Novamente, são os garis, como são conhecidos os trabalhadores da limpeza urbana, que protagonizaram mais uma cena de grande repercussão midiática. Embora em situações e contextos diferentes, ambos episódios são reveladores de atitudes e gestos com relação ao povo, aos trabalhadores mais humildes.

Recordo: Um foi o estúpido e preconceituoso comentário feito pelo jornalista Boris Casoy em pleno telejornal da Rede Bandeirantes de Televisão, onde desancou os garis, revelando o seu arraigado preconceito classista, talvez expressando rudemente o sentimento de horror de determinados setores dominantes e conservadores às classes populares. Já o gesto de Dilma vai no sentido oposto. Ao compartilhar passos de samba com um gari revelou metaforicamente o desejo de congraçamento, de pertencimento, uma busca pela identificação.

O fato em sí, ocorrido numa festa que ressalta as nossas origens, deixa latente no imaginário popular o desejo de um maior acercamento do povo ao poder, à República - como caminho a ser percorrido para assegurar mais e maiores conquistas, iniciadas ainda timidamente por Lula, mas que, seguramente, abriram os clarões para um Brasil emancipado, mais justo e democrático.

* É presidente do PCdoB do Paraná e membro do Comitê Central

0 comentários:

Postar um comentário

Inscrever-se