08:28

Saravá PCdoB !

Postado por Marcio Sanches |


Milton Alves*

O 12º Congresso Nacional do Partido Comunista do Brasil – PCdoB encerrado há pouco mais de uma semana, em São Paulo, concluiu um amplo e profundo processo de elaboração coletiva sobre o rumo estratégico do partido, consolidado na aprovação do novo programa socialista. Também definiu com argúcia um caminho tático, sintetizado na plataforma de um novo projeto nacional de desenvolvimento, fórmula possível e realista de combinar os objetivos estratégicos com as diversas etapas das lutas políticas e sociais em curso no Brasil.

É necessário registrar que nas diversas fases congressuais foram mobilizados mais de cem mil militantes e que envolveu outros segmentos políticos e intelectuais de fora do partido nos debates. Um feito considerável, que reforça a identidade partidária e a vocação de uma militância inserida na disputa de rumos que ocorre no país.

O mais importante de todo esse rico e fecundo processo, no entanto, foi o encontro do pensamento do partido, baseado no marxismo, com o pensamento mais avançado produzido no país. Trata-se de um esforço teórico e político para construir uma via nacional, autenticamente brasileira, para o socialismo. Talvez esse foi o sentido mais profundo do 12º congresso do partido. Ao buscarmos referências nos estudos e analises da realidade brasileira elaborados por pensadores da envergadura de um Celso Furtado, Caio Prado Jr, Darci Ribeiro, entre outros, moldamos um pensamento genuinamente nacional e ancoramos o mesmo numa estratégia marxista para alcançarmos um novo salto civilizatório, condição indispensável para a transição rumo ao Brasil emancipado e socialista.

Além disso, o novo programa socialista faz um vigoroso recorte do itinerário das lutas do povo e da nação brasileira, deitando por terra um certo tipo de pensamento esquemático proveniente de certos setores da academia, onde tudo na história do Brasil foi resultado de acordos, acertos e arranjos “por cima” das elites, sem a presença do protagonismo do povo brasileiro ou na maioria dos casos participando “na condição de massa de manobra” ou expectador passivo, reduzindo a epopéia original da construção da jovem nação brasileira, que enfrentou um longo e penoso percurso para afirmar seu destino de país independente, num território continental e com uma população de língua única, mestiça e generosa, qualidades que segundo ensinava o mestre Darci Ribeiro transformava a civilização brasileira numa espécie de “uma nova Roma Tropical”.


Portanto, com base no novo programa abrimos poderosas janelas de interlocução com o que de melhor reuniu e produziu a inteligência brasileira, o que nos capacita para a “longa marcha” pela emancipação nacional e social do Brasil e da nossa gente.

Com otimismo renovado e vigor militante vamos levar a mensagem emancipadora e libertária do novo programa dos comunistas brasileiros ao Brasil profundo.

Um grande saravá aos comunistas de todo país! Saravá PCdoB!!!

*Presidente do PCdoB-PR e membro do Comitê Central

0 comentários:

Postar um comentário

Inscrever-se